terça-feira, 3 de maio de 2011
Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de capacitação
O Programa Proletramento Alfabetização e Linguagem tem início terça-feira, 3 de maio de 2011, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). As turmas são formadas por aproximadamente 45 educadores cursistas, atuantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino, e têm encontros pela manhã e à tarde. O curso é promovido pelo Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE) Professor Onésimo Sepúlveda e tem conclusão dia 16 de dezembro.
O curso tem carga horária de 120 horas, 84 presenciais e 36 não presenciais (realizadas com trabalhos de aplicação em sala de aula), com os tutores Juliana Vasconcelos e Gricélia Nunes. O Proletramento é programa de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos e envolve leitura, escrita e matemática.
O programa tem entre os objetivos: oferecer suporte à ação pedagógica em alfabetização por meio de situações de incentivo à reflexão e à construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente e desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da linguagem e dos processos de ensino-aprendizagem.
O trabalho com a linguagem é baseado nos gêneros textuais, partindo do letramento da criança para processar a alfabetização, disse Waldete Garcia Sirineu, integrante da equipe do CRPE. “Os gêneros serão trabalhados no uso contínuo em sociedade. Partiremos da valorização da língua escrita para trabalhar a melhoria da leitura e da escrita, despertando o desejo de apropriar-se do sistema alfabético.”
A pedagoga disse ainda que o Proletramento nasceu da intenção de subsidiar os professores em alfabetização, dado o alto índice de não aprendizagem. Desde 2003, o processo inicial de alfabetização teve mais ênfase, começando com os cadernos de alfabetização do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), até o Proletramento do Ministério da Educação (Mec), que é oferecido a todos os estados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário