quinta-feira, 19 de maio de 2011
Campanha contra a gripe termina amanhã
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da diretoria de Vigilância em Saúde – Vigilância Epidemiológica, lembra, a todos, que a campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (20/05). A vacinação continua em todos os Centros de Saúde e unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), que estão com seus estoques da vacina sendo regularizados à medida que a Gerência Regional de Saúde (GRS) as disponibiliza ao município.
De acordo com os dados apurados pela Vigilância Epidemiológica, até o final da tarde da última terça-feira (17/05) foram aplicadas no total 23.879 doses da vacina no município, perfazendo 75,9% do público alvo da campanha que é de 31.445 pessoas. O grupo das pessoas com mais de 60 anos já ultrapassou a meta da campanha, que era de 80%, com a aplicação de 18.328 doses (81,3%). O grupo dos trabalhadores da saúde teve 1.368 doses aplicadas (63,3%).
O grupo das crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos teve 3.041 doses aplicadas (77,6%), no entanto, este grupo deve receber ainda a segunda dose, 30 dias após a aplicação da primeira. Portanto, os pais devem ficar atentos e verificar o cartão de vacina para conferir a data que a criança deve tomar a segunda dose. A aplicação tanto da primeira quanto da segunda dose desta vacina pode ser aplicada conjuntamente às outras vacinas do calendário oficial de imunização, não sendo necessário qualquer intervalo de tempo.
Neste ano, a vacina fornecida é trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da gripe – incluindo o H1N. A vacinação é obrigatória para crianças de 6 meses às que têm menos de 2 anos, gestantes, profissionais de saúde, pessoas a partir 60 anos e moradores de comunidades indígenas. Os grupos são considerados prioritários porque eles são mais vulneráveis à doença.
Mesmo quem foi imunizado no ano passado deve se vacinar também nesta campanha. Quem tem alergia severa ao ovo, pacientes imunodeprimidos, pessoas que tiveram reação anafilática à vacina, e que estejam com febre, não devem se vacinar.
Gestantes
Um grupo me merece atenção especial nesta campanha contra a gripe é o das gestantes. Até o momento, foram aplicadas 1.142 doses, o que corresponde a uma cobertura vacinal de apenas 40,6% deste público alvo.
O epidemiologista Osmundo Santana Filho lembra que todos os esforços devem se unir para ajudar na vacinação deste grupo prioritário. “Devemos unir todos os esforços dos serviços de saúde públicos e privados, os órgãos de imprensa do município, a classe médica e a população, no sentido de incentivar e recomendar a vacinação das grávidas, visando-se obter o mínimo de 80% de cobertura vacinal preconizados pelo Ministério da Saúde, nesse segmento da população e nos demais grupos, de forma homogênea. O alcance dessas metas é condição imprescindível para obter-se a redução da morbi-mortalidade pela influenza e suas complicações, como pneumonia e demais doenças respiratórias graves, inclusive óbitos por esses agravos”, ressaltou.
As vacinas Influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e são bem toleradas. São constituídas por vírus inativados, o que significa que contêm somente vírus mortos e há comprovação que não podem causar a doença. Portanto, a vacinação de mulheres grávidas contra a influenza é segura e indicada pelo Ministério da Saúde (MS), pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e pelo Centro de Controle de Doenças (CDC – Atlanta –USA).
Evidências epidemiológicas têm demonstrado o alto risco das gestantes para a morbidade e a mortalidade relacionada à influenza na gravidez, reforçando a necessidade da vacinação. Estudo epidemiológico demonstrou que lactentes de mães vacinadas contra influenza apresentaram menos casos da doença (confirmados em laboratório) do que o grupo controle (6 contra 16 casos) com uma eficácia vacinal de 63%, confirmando que a vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o lactente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário