segunda-feira, 9 de maio de 2011
Estação Ferroviária ganha nova pintura
A antiga Estação Ferroviária de Divinópolis começou a ganhar nova pintura. O espaço onde o Setor de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o projeto Reciclarte, a Academia Divinopolitana de Letras (ADL) e o Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi) funcionam passará também por pequenos reparos na fachada. “O intuito é preservar e revitalizar o patrimônio do município, por isso buscamos parcerias para concretizar as ações”, afirmou a coordenadora do Setor de Artesanato, Lia Braga.
O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), o Mundi e o Reciclarte contribuíram com a tinta, e o município ficou responsável pela mão de obra. “Daremos vida à estação com a nova pintura. Esperamos que em duas semanas os serviços sejam concluídos”, declarou Lia Braga.
Patrimônio
Edificada à Rua do Comércio pelo engenheiro Henrique Galvão, a estação foi inaugurada em 30 de abril de 1890. A obra foi o primeiro prédio construído na Praça da Estação, e o nome Estação Henrique Galvão, o mesmo nome recebido pela vila a partir da qual o município foi mais tarde criado pela Lei Estadual nº. 556, de 30 de agosto de 1911, ficou em homenagem ao engenheiro.
Dia 22 de fevereiro de 1916, a vila inaugurou a Estação Divinópolis. A estação foi tombada pela Lei 2.456, de 15 de dezembro de 1988, e desde setembro de 1996 o prédio está sob a administração da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que o cedeu à Prefeitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário