segunda-feira, 9 de maio de 2011
População pede despoluição do Rio Itapecerica em reunião para secretariado
A população de Divinópolis representada pela organização SOS Itapecerica e pelos alunos da Rede Municipal de ensino reivindicou no sábado (07/05) que a Prefeitura faça imediatamente a despoluição do Rio Itapecerica. Os pedidos foram feitos na abertura de uma reunião com os secretários municipais realizada na sede da Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica – AMVI.
Na abertura, 18 alunos do projeto Fazendo Arte das escolas municipais Odilon Santiago e Professor Bahia, se apresentaram pela primeira vez. Os meninos e meninas executaram, na flauta doce, Sineiros da Matriz, a 9ª Sinfonia de Beethoven, e Asa Branca de Luiz Gonzaga.
Após a apresentação das crianças do Fazendo Arte, houve a leitura de uma carta aberta ao prefeito. A leitura foi feita por Larissa Senra, aluna do centro Técnico Pedagógico. Na carta aberta foi feito o pedido expresso para que o Prefeito Vladimir assumisse o compromisso de Salvar o Itapecerica.
Durante a solenidade o prefeito Vladimir Azevedo recebeu das mãos da coordenadora da Sala Verde, Sônia Diniz Borges Cunha, o resultado de uma enquete realizada nas escolas da cidade com 9.250 votantes. Ao serem perguntados sobre qual presente gostaria de dar para Divinópolis na comemoração do centenário, 67% responderam que queriam dar de presente à cidade em seus 100 anos a despoluição do Rio Itapecerica.
Além da manifestação dos estudantes, A ONG SOS Rio Itapecerica fez a entrega de um abaixo assinado com três mil e duzentas assinaturas exigindo do governo municipal a despoluição do Rio Itapecerica. Jairo Gomes, presidente da organização reformou a necessidade de cuidar do rio. “Divinópolis teve duas importantes contribuições para o desenvolvimento: o Rio Itapecerica e a Rede Ferroviária. Sem eles Divinópolis não seria o que é hoje. Eles deram muito para nós e o que nós demos para o Rio? Não podemos seguir em busca do desenvolvimento em detrimento do rio. Este é o momento para devolver ao Rio Itapecerica as suas águas cristalinas”, analisou.
O Secretário de Meio Ambiente e presidente do Codema, Pedro Coelho, também foi enfático ao citar a importância do processo de recuperação do Rio Itapecerica. “O momento é esse precisamos despoluir para que as futuras gerações possam desfrutar o que o Rio tem de bom”, celebrou o secretário.
Em sua fala, Vladimir Azevedo demonstrou como estava satisfeito com a atitude da população em solicitar a despoluição do Itapecerica. De acordo com o prefeito isso demonstra como todos estão imbuídos da mesma tarefa deixar para as novas gerações qualidade de vida com o Rio limpo. “Estamos em um momento muito importante da nossa história. E nós não evitaremos em começar essa jornada para salvar o Rio”, assumiu o Prefeito.
Vladimir explicou que um grande estudo foi elaborado desde 2009 pela SANAG – engenharia Ambiental. Com o diagnóstico pronto foi possível saber o que é, como tratar, quanto custa tratar, por onde deve começar o tratamento do Rio Itapecerica. “Agora aguardamos a definição do governo do estado para aceitarem nossas condições, porque o projeto tem de ser feito em nossos termos”, justificou Vladimir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário