sexta-feira, 29 de abril de 2011
Vladimir Azevedo é o novo presidente da Frente Mineira de Prefeitos
Um dos desafios da nova diretoria será ampliar o debate com o Governo do Estado e União, na busca do fortalecimento municipalista
O prefeito Vladimir Azevedo foi eleito nesta quinta-feira (28/04) o novo presidente da Frente Mineira de Prefeitos. A eleição fez parte da programação do 94º encontro de prefeitos de cidades Pólo do Estado, em Belo Horizonte, que reuniu representantes de 25 municípios.
Em julho de 2003, a partir de um grupo de prefeitos, a FMP foi criada com a clara intenção de trabalhar pelos interesses dos municípios. A entidade já realizou inúmeras ações gerando soluções concretas para essas cidades. Para a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, eleita tesoureira da Frente, a organização de prefeitos é fundamental, bem como a troca de experiência e o fortalecimento para reivindicar o que é preciso para os municípios. “É necessário debater as questões que afligem os municípios para que se possa ampliar o diálogo. Boa sorte ao prefeito Vladimir Azevedo, tenho certeza de que ele é capaz de dirigir e representar bem a entidade”, explicou.
Durante o encontro na prefeitura de Belo Horizonte, Vladimir Azevedo, coordenou um dos painéis com o tema 'Reforma Tributária', com debate e troca de experiência entre os prefeitos participantes. “É um tema recorrente e presente que merece sim uma atenção dos responsáveis pelas cidades. De modo geral existe uma centralização de recursos e uma descentralização de serviços e tem sim que ser debatido sempre que necessário”, comentou.
O secretário geral da FMP, Erick Nilson Souto, explicou que o grande desafio é alcançar a realização de algumas políticas que dependem do Estado e da União. Para ele a reforma tributária poderá beneficiar as cidades com uma melhor distribuição de renda. Souto destacou ainda que a Frente é uma entidade municipalista que congrega municípios com mais de 35 mil habitantes. “Vladimir é uma liderança jovem, antenado com a realidade administrativa atual. A gente percebe que ele está bem animado, empenhando e com muitas idéias de implementação fácil”, confirmou.
Vladimir Azevedo foi eleito para o biênio 2011/2013. Para ele uma das missões é levar o nome de Divinópolis de maneira positiva para as discussões e debates com o Governo Estadual e entidades nacionais. “A gente recebe com muita gratidão a confiança dos colegas, mas acima de tudo com um senso de responsabilidade muito grande para que possamos desempenhar essa importante tarefa que é de representar a Frente Mineira de Prefeitos”, concluiu Vladimir.
De acordo com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o municipalismo é uma força emergente do país. “O papel do prefeito é desafiador, como síndico de sua cidade com múltiplas demandas e recursos limitados, é importante esta união municipalista. Tenho certeza que o prefeito Vladimir vai ajudar a trazer muitos benefícios para os municípios e consequentemente para os cidadãos, com o apoio de toda equipe da Frente”, antecipou.
Lacerda afirmou que o perfil da frente é institucional e administrativo. “Vamos nos reunir de três em três meses de forma que todos tenham acesso a troca de experiência e soluções que posam ser compartilhadas com os demais prefeitos”, finalizou.
Já Eduardo Carvalho, prefeito de Varginha, confirmou que Vladimir Azevedo foi um nome de consenso entre todos os prefeitos. “Ele tem uma capacidade de gestão muito grande que logicamente vai transferir esta experiência da questão municipal para a nossa entidade. É uma pessoa extremamente dinâmica e que chega muito motivado”, comemorou.
Chapa eleita
Presidente - Prefeito de Divinópolis, Vladimir Faria de Azevedo; Vice-Presidente - Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; Tesoureira - Prefeita de Betim Maria do Carmo Lara; Coordenadoria Regional do Triângulo e Alto Paranaíba - Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho, Coordenadoria Regional do Sul e Sudoeste - Prefeita de Lavras, Jussara Menicucci; Coordenadoria Regional Central - Prefeito de Sete Lagoas Mário Márcio Campolina Paiva; Coordenadoria Regional do Centro Oeste - Prefeito de Passos José Hernani da Silveira; Coordenadoria Regional do Vale do Rio Doce Prefeito de Timóteo Geraldo Hilario Torres; Coordenadoria Regional do Jequitinhonha e Mucuri - Prefeita de Teofilo Otoni, Maria José Haueisein Freire; Coordenadoria Regional do Norte - Prefeito de Montes Claros, Luís Tadeu Leite; Coordenadoria Regional do Noroeste - Prefeito de Unaí, Antério Mânica; Coordenadoria Regional da Zona da Mata - Prefeito de Juiz de Fora Custódio Antônio de Mattos; Coordenadoria Regional Metropolitana - Prefeita de Contagem Marília Campos; para o Conselho Fiscal - Prefeito de Varginha, Eduardo Antônio Carvalho; Prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva e Prefeito de Pouso Alegre Agnaldo Perugini; como Suplentes: Prefeito de Araxá, Jeová Moreira; Prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz Savassi e Prefeito de Ituiutaba Luiz Pedro Corrêa do Carmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário