quinta-feira, 14 de abril de 2011
Semusa realizará simulado de prevenção de catástrofe em Divinópolis
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Atenção à Urgência-Emergência, esteve reunida com instituições municipais na tarde de quarta-feira, 13/4, no auditório da secretaria, para iniciar planejamento de reação às eventuais situações de catástrofe no município.
Na reunião, estiveram presentes Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, representantes da Semusa e de hospitais regionais, Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) e outros segmentos.
O encontro teve por objetivo sensibilizar as instituições que estarão envolvidas no planejamento para resposta à eventual situação de desastre. “O planejamento tem como um dos desdobramentos práticos executar simulado de catástrofe para teste para saber se o planejado é exeqüível”, disse Rosenilce Cherie Mourão, secretária de Saúde. “Já iniciamos a formação de grupo que traçará o planejamento de modo mais detalhado e, a partir daí, pensaremos no simulado.”
As instituições envolvidas no planejamento precisam funcionar relacionadas umas às outras. Maurício Couto Silva, diretor da Atenção à Urgência-Emergência, disse que, quando se trata de situação extraordinária, há envolvimento de todos os setores. “A ideia é antecipar situações em que as instituições estejam preparadas para trabalhar em conjunto.”
A situação de catástrofe, como colisões de automóveis e aéreas, incêndios, enchentes e outros acidentes, podem gerar múltiplas vítimas. Desse modo, os segmentos que prestarão assistência, desde o resgate e o transporte à assistência hospitalar, têm capacidade instalada extrapolada para atendimento simultâneo.
A partir da agenda de 13/4, a Semusa marcou reunião com representantes nomeados de instituições para dia 28 de abril a fim de iniciar a elaboração do plano de emergência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário