segunda-feira, 26 de março de 2012
Prefeito realiza palestra sobre o tema da Campanha da Fraternidade
A palestra, cujo tema foi “A Campanha da Fraternidade 2012 e o SUS em Divinópolis”, teve como objetivo explicar como funciona o sistema de saúde, desde a esfera federal à municipal, destacando as ações já realizadas, as que são oferecidas e as obras que estão sendo executadas.
“O tema de campanha deste ano foi muito bem escolhido pela CNBB. É um tema muito oportuno para o crescimento da cidadania, através do esclarecimento dos seus direitos, mas também discutindo o SUS, na espera nacional, suas deficiências e também suas qualidades”, afirmou Vladimir Azevedo.
Vladimir falou o problema da falta de profissionais de medicina de várias especialidades, que se arrasta há vários anos, em virtude da existência de grande parte das universidades estarem voltadas para a formação de profissionais para atendimento particular e por convênios.
Outro tema destacado pelo prefeito Vladimir Azevedo foi a falta de recursos do SUS nos municípios e sobre ‘Emenda 29’. “A Emenda 29 era a esperança para a chegada de mais recursos do SUS para os municípios, mas o Governo Federal vetou e repassará apenas 7%, os estados 12% e os municípios continuam com a maior parte. A obrigação dos municípios é investir 15% e hoje estamos investindo em saúde 24%”, informou.
A questão de judicialização da Saúde e suas consequência foi outro ponto abordado na palestra. “Muitas vezes parece que estamos fazendo justiça, mas a pessoa que consegue um benefício de saúde na justiça está apenas furando fila. A judicialização tem que ser melhor analisada, pois sabemos que temos que crescer os investimentos na prevenção à saúde, mas em Divinópolis, só no ano passado, tivemos que destinar R$ 3 milhões para a judicialização, com isso fica muito difícil investir mais recursos na Atenção Primária”, explicou.
A secretária municipal de Saúde, Rosenilce Cherie Mourão, reforçou que o tema deste ano da Campanha da Fraternidade é muito importante. “A campanha é muito importante, pois incentiva a participação madura do cidadão no processo de empoderamento do SUS. É muito importante que todo cidadão conheça melhor o sistema, para melhor utilizar, para informar suas deficiências, para que possa ser aperfeiçoado. O SUS é o melhor plano de saúde do mundo e é reconhecido por isso, mas é relativamente novo e ainda está em processo de amadurecimento”, destacou Cherie.
A secretária explicou sobre a origem e organização do SUS, legislação vigente. Em seguida ela apresentou dados sobre investimentos e manutenção da saúde, dados e esclarecimentos sobre mortalidade infantil, acompanhamento de gestantes, dados sobre vacinação, número de famílias acompanhadas, visitas domiciliares, internações hospitalares, dentre outros dados.
Também foram apresentados fotos e dados sobre as obras de saúde que estão sendo realizadas, como a reforma e pintura de várias unidades de saúde; as que estão sendo construídas, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e as três UBS (Unidade Básica de Saúde) que serão entregues ainda este ano; o hospital público, de onde virão os recursos para custeio destas novas unidades e a forma de gestão. Ao final das palestras, foi aberta uma rodada de perguntas.
O prefeito Vladimir falou sobre a possibilidade da realização de novos encontros como este, por região, para serem realizados nas paróquias, idéia aceita por vários sacerdotes.
“O texto base da Campanha da Fraternidade é sempre muito aberto, possibilita várias visões, provoca reflexões. A saúde não se reduz ao bem estar corporal, pois é preciso também o bem estar espiritual. Muita coisa para melhorar a saúde passa pela conversão (mudança de caminho, de atitude) dos usuários, dos médicos e profissionais de saúde e também dos gestores. A campanha da fraternidade é vivida por nós, da igreja católica, como um apelo à conversão. Fiquei feliz com a iniciativa do prefeito, esse grupo que está aqui hoje é significativo e estamos abertos para a possibilidade de novos encontros”, finalizou o bispo Dom Tarcísio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário