segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Pacto Federativo, Combate às Drogas e Desenvolvimento Sustentável são metas da Gestão de Vladimir Azevedo à frente da FMP
Momentos antes de ser empossado como presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), na tarde desta quinta-feira (11/08) na cidade de Ouro Preto, o prefeito Vladimir Azevedo concedeu uma entrevista à imprensa onde falou das importantes parcerias para a realização de um trabalho eficiente. Logo depois, em seu emocionado discurso de posse, aplaudido várias vezes, o prefeito de Divinópolis, também reforçou suas prioridades para o biênio 2011/2013.
Na presidência da FMP, Vladimir quer priorizar a articulação com o Governo do Estado, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas para fomentar um pacto institucional de boa relação respeitosa entre os municípios e essas associações. Assumindo a quarta diretoria Vladimir Azevedo destacou ainda os seus objetivos a frente desta importante instituição.
Para ele é preciso avançar em políticas públicas que possibilitem formatar pacto federativo de forma estrutural. “Precisamos iniciar uma luta imediata com o Congresso Nacional para que nós possamos votar a emenda 29, pois a área da saúde, todos sabem como está em todo o país e não há como falar em reestruturá-la sem regulamentar a emenda 29. Pela emenda 29 os municípios deveriam investir 15% em saúde e não tem município no Brasil que coloque menos do que 20%, em Divinópolis nós colocamos 23,8%. O Estado deveria colocar 12% e ainda não coloca e a União deveria colocar 10% e ainda não coloca. Esta será uma das nossas bandeiras”, garantiu.
Outro ponto de atuação de Vladimir segundo ele comum entre as grandes e médias cidades é a questão das drogas. “Cabe a nós na Frente Mineira, puxar esta discussão, já que a frente é muito focada nas cidades polo, que tem também o problema de violência, e todos os outros problemas em escalas maiores do que em pequenos municípios. Nesse quesito vale debater a questão das drogas, que está muito ligada a violência e na desestruturação de lares”, justificou.
Vladimir exemplificou como deve ser tratado o assunto com a experiência de Divinópolis, primeira cidade de Minas Gerais a criar a Secretaria de Política sobre Drogas e a segunda do país depois de Porto Alegre. “Já tivemos uma experiência exitosa que esta secretaria fez na questão de acabar com o “Carrapateiro”, através da “Operação Candidés” quando articulamos várias forças nesta tarefa e que nós queremos compartilhar esta experiência com outros municípios e trabalhar junto com a Secretaria Estadual e Nacional de Política sobre Drogas, para travarmos uma cruzada, os três entes juntos; União, Estados e municípios, para enfrentar a questão das drogas”; delineou.
E por fim, Vladimir explicou a terceira meta de sua gestão na Presidência da Frente Mineira. O desenvolvimento regional e urbano de forma sustentável também será um dos desafios em sua gestão de 2011 a 2013. “São vários pontos balisadores no desenvolvimento urbano regional sustentável, esse será um tema constante. Tive uma agenda com a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves, e nós firmaremos parcerias para discutir, e aí as cidades polo têm papel forte, essa reestruturação na indução do desenvolvimento regional de forma sustentável e ao mesmo também do desenvolvimento urbano. Então na próxima reunião dos prefeitos que será realizada na cidade de Leopoldina já teremos essa participação de representantes da Fundação João Pinheiro”, adiantou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário