A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas - Centro Colaborador em Vigilância à Saúde Bucal do Ministério da Saúde, realizará no ano de 2012 o Projeto SB Minas Gerais - Pesquisa das condições de saúde bucal da população mineira. A justificativa para a realização dessa pesquisa se dá em razão da necessidade de conhecer a realidade da saúde bucal da população do estado de Minas Gerais e, a partir deste diagnóstico, formular ações que contemplem esta população através do desenvolvimento de programas de âmbito estadual e em cumprimento a Política Nacional de Saúde Bucal. A referida política determina a realização de estudos epidemiológicos, como parte do componente de vigilância em saúde, com vistas à organização dos serviços e planejamento das ações para prevenção, tratamento e reabilitação.
Historicamente, têm sido desenvolvidos diversos índices voltados para a análise das mais prevalentes (cárie, doença periodontal, oclusopatias, fluorose, dentre outras), no sentido de se verificar, além da prevalência, a extensão da gravidade das doenças bucais. A iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) permitiu um amplo e consistente aperfeiçoamento dessas ferramentas de investigação de modo que, atualmente, a grande maioria das pesquisas realizadas mundialmente segue um padrão semelhante com relação aos índices utilizados.
Desse modo, a proposição dos índices a serem utilizados neste estudo e as devidas adequações dos mesmos, atendem às recomendações da OMS na 4a edição de seu Manual de Instruções para Levantamento Epidemiológico Básico em Saúde Bucal (WHO, 1997).
Além dos índices tradicionais para aferição dos agravos bucais, será aplicado, também, um questionário aos indivíduos examinados em domicílios, o qual contém questões relativas à caracterização socioeconômica, à utilização de serviços odontológicos e morbidade bucal autoreferida e à autopercepção de saúde bucal.
Os municípios que foram sorteados para comporem a amostra estão elencados aqui:
A oficina de sensibilização com a apresentação do projeto e esclarecimentos iniciais para os municípios sorteados acontecerá no dia 19 de março de 08 às 18 horas em Belo Horizonte, na PUC Minas - Coração Eucarístico. O treinamento das equipes de campo acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de abril, no mesmo local
Nenhum comentário:
Postar um comentário