terça-feira, 22 de maio de 2012
Missa Conga do Centenário reúne 27 guardas no Santuário
A 36ª edição da Missa Gonga levou três mil divinopolitanos à Igreja do Santuário na tarde de domingo, 20/5. O Café de São Benedito também foi servido às 27guardas que prestigiaram o evento especial do Centenário de Divinópolis. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a Missa Conga é realizada desde 1977 por Frei Leonardo e é oportunidade para as irmandades celebrarem a abolição.
A coordenadora de Memória e Patrimônio da Semc, Lenir de Castro, afirmou que a 36ª edição demonstra a valorização cultural promovida pelo município. “Cada vez mais a cultura popular é valorizada. A Missa Conga tem simbologia especial porque realiza a abertura das festas de reinado no mês Maria, que é a padroeira dos negros. O Café de São Benedito foi resgatado pela Prefeitura e leva o nome de Divinópolis ao país como reconhecimento cultural. Em 2012 foi emoção maior, porque todos os reinadeiros se envolveram com muito empenho no espírito do Centenário”, afirmou Lenir de Castro.
O reinadeiro Ronaldo Maurício, da guarda de Vilão do Bairro Nações, afirmou que o evento foi bem organizado. “Participamos todos os anos e, em 2012, sentimos que a festa continua a crescer. Foi boa organização, e esperamos voltar no próximo ano”, afirmou Ronaldo.
O reinadeiro Guaraci dos Santos, do Prolongamento Bom Pastor, afirmou que participa de todas as edições. “Sempre participamos com fé da Missa Gonga e do Café de São Benedito e ajudamos a manter a tradição”, afirmou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário