Mobilização itinerante em Divinópolis, no bairro Niterói, com atividades para gestantes, mães e filhos com até um ano de idade
O prefeito Vladimir Azevedo acompanhou na manhã deste sábado (14/04), o trabalho desenvolvido na ‘Caravana Mães de Minas’, projeto do Governo do Estado realizado no Ginásio Poliesportivo do bairro Niterói, onde conheceu e conversou com profissionais e mães que participaram das atividades.
Trata-se de uma ação de mobilização itinerante que visitará 12 municípios de Minas Gerais, no período de 9 de março a 26 de setembro, permanecendo em cada cidade durante três dias. “É mais uma parceria sadia da Prefeitura de Divinópolis com o Governo de Minas na promoção da saúde. Esse mesmo Governo que nos ajuda a fazer a UPA, o Hospital Público e agora com esse programa que nos encanta e nos emociona e que promove a maternidade e a vida do bebê”, avaliou o Prefeito.
Nos estandes, o público tem acesso ao cadastramento no Serviço 155; oficina de aleitamento materno; oficina de cuidados com o bebê e com a gestante; oficina sobre o parto normal; oficinas de brinquedos; cabine de vídeo e foto; roda de memória e a exposição do ‘túnel da vida’. “Algumas mães que estiveram aqui ainda não tinham tirado uma foto na gravidez e aproveitaram também para gravar um pequeno vídeo. Acima de tudo um programa bonito e com um significado com o que há de mais nobre na saúde pública”, finalizou Vladimir.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Antônio Faraco, a secretária municipal de Saúde, Rosenilce Cherie Mourão, e o adjunto Gilmar Santos. Mariana Alves Borges, grávida de quatro meses, aprovou a idéia. “Gostei muito, porque por mais que o médico explique não é tudo que a gente consegue pegar, e hoje aqui ouvi e entendi muito como será o meu dia-a-dia nos primeiros meses. Parabéns pelo projeto todo e principalmente para o ‘Roda de Memória’, onde deixei uma mensagem em vídeo e mais tarde mostrarei para o meu filho”, comemorou.
A oficina do aleitamento materno enfatiza junto às gestantes e familiares a importância da amamentação e os benefícios que ela pode trazer para o bebê e para as mães, através do formato de roda de conversa. Serão oferecidas informações sobre local e situação adequados para a amamentação, o que é o colostro, como oferecer o peito ao seu filho, horário e duração das mamadas, arroto, elementos presentes no leite materno, cuidados com as mamas, leite empedrado, massagens nos seios, aleitamento cruzado, doação de leite, ordenha, volta ao trabalho, dentre outras coisas. “O Projeto visa o acolhimento, atenção e enfoque especial para esse momento importante para as mulheres e o recém-nascido. É um trabalho maravilhoso e com certeza repercute positivamente na qualidade de vida da mãe e da criança, e nossa cidade só tem a ganhar com isso porque os resultados acontecem num futuro próximo”, comentou Cherie Mourão.
Além de Divinópolis, o Projeto atendeu neste fim de semana mães de várias cidades do entorno. “Foi um sucesso porque a gente nota que as gestantes aprovaram o evento. Tivemos aqui caravanas de Lagoa da Prata, Medeiros, Campo Belo, São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru e outras. Elas chegam meio receosas, mas depois que conhecem as oficinas acham a melhor coisa do mundo”, resumiu Rita de Cássia Malaquais Morato, referência técnica em Saúde da Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário