Cerca de 600 pesquisadores da área de saúde estavam reunidos, na noite de ontem, na cerimônia de abertura do Encontro com a Comunidade Científica 2012. O evento foi marcado pelo anúncio do investimento de R$ 165 milhões em pesquisas na área. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que serão publicados este ano seis editais em diferentes áreas: terapia celular, doenças negligenciadas, gestão do trabalho e educação em saúde, pesquisa clínica, avaliação de tecnologias e coortes (estudos observacionais onde os indivíduos são classificados segundo a exposição a doenças).
“O intuito é incentivar pesquisadores a encontrar soluções inovadoras para serem aplicadas no Sistema Único de Saúde e aprimorar o atendimento e a assistência ao usuário. Esta é a hora da virada para nós reduzirmos a dependência tecnológica do Brasil. O lançamento de pesquisas voltadas para as necessidades da população nos permite sonhar e avançar para consolidar o Brasil como produtor importante de vacinas, por exemplo”, declarou o ministro.
Premiação – Como um instrumento de estímulo à produção científico-tecnológica voltada para o SUS, foi criado, em 2002, o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – uma espécie de “Oscar da Saúde”. Além de reconhecer o mérito científico dos pesquisadores, a iniciativa amplia a divulgação dos resultados das pesquisas, favorecendo sua incorporação pelos serviços públicos de saúde.
Durante o encontro de ontem, aconteceu a premiação da décima edição. Aos primeiros colocados foram destinados prêmios em dinheiro, no total de R$ 55 mil, divididos entre as cinco categorias – acesso ao SUS, tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho publicado e monografia de especialização ou residência.
■O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha, falou ao Blog da Saúde sobre a importância do Prêmio e da publicação dos seis editais destinados às pesquisas na área de Saúde. Assista:http://www.blog.saude.gov.br/pesquisadores-recebem-premio-de-incentivo-em-ciencia-e-tecnologia-para-o-sus/
Nenhum comentário:
Postar um comentário