Ronaldosaúde

Ronaldosaude

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vladimir Azevedo visita ‘Caravana Mães de Minas’

Mobilização itinerante em Divinópolis, no bairro Niterói, com atividades para gestantes, mães e filhos com até um ano de idade


O prefeito Vladimir Azevedo acompanhou na manhã deste sábado (14/04), o trabalho desenvolvido na ‘Caravana Mães de Minas’, projeto do Governo do Estado realizado no Ginásio Poliesportivo do bairro Niterói, onde conheceu e conversou com profissionais e mães que participaram das atividades.

Trata-se de uma ação de mobilização itinerante que visitará 12 municípios de Minas Gerais, no período de 9 de março a 26 de setembro, permanecendo em cada cidade durante três dias. “É mais uma parceria sadia da Prefeitura de Divinópolis com o Governo de Minas na promoção da saúde. Esse mesmo Governo que nos ajuda a fazer a UPA, o Hospital Público e agora com esse programa que nos encanta e nos emociona e que promove a maternidade e a vida do bebê”, avaliou o Prefeito.

Nos estandes, o público tem acesso ao cadastramento no Serviço 155; oficina de aleitamento materno; oficina de cuidados com o bebê e com a gestante; oficina sobre o parto normal; oficinas de brinquedos; cabine de vídeo e foto; roda de memória e a exposição do ‘túnel da vida’. “Algumas mães que estiveram aqui ainda não tinham tirado uma foto na gravidez e aproveitaram também para gravar um pequeno vídeo. Acima de tudo um programa bonito e com um significado com o que há de mais nobre na saúde pública”, finalizou Vladimir.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Antônio Faraco, a secretária municipal de Saúde, Rosenilce Cherie Mourão, e o adjunto Gilmar Santos. Mariana Alves Borges, grávida de quatro meses, aprovou a idéia. “Gostei muito, porque por mais que o médico explique não é tudo que a gente consegue pegar, e hoje aqui ouvi e entendi muito como será o meu dia-a-dia nos primeiros meses. Parabéns pelo projeto todo e principalmente para o ‘Roda de Memória’, onde deixei uma mensagem em vídeo e mais tarde mostrarei para o meu filho”, comemorou.

A oficina do aleitamento materno enfatiza junto às gestantes e familiares a importância da amamentação e os benefícios que ela pode trazer para o bebê e para as mães, através do formato de roda de conversa. Serão oferecidas informações sobre local e situação adequados para a amamentação, o que é o colostro, como oferecer o peito ao seu filho, horário e duração das mamadas, arroto, elementos presentes no leite materno, cuidados com as mamas, leite empedrado, massagens nos seios, aleitamento cruzado, doação de leite, ordenha, volta ao trabalho, dentre outras coisas. “O Projeto visa o acolhimento, atenção e enfoque especial para esse momento importante para as mulheres e o recém-nascido. É um trabalho maravilhoso e com certeza repercute positivamente na qualidade de vida da mãe e da criança, e nossa cidade só tem a ganhar com isso porque os resultados acontecem num futuro próximo”, comentou Cherie Mourão.

Além de Divinópolis, o Projeto atendeu neste fim de semana mães de várias cidades do entorno. “Foi um sucesso porque a gente nota que as gestantes aprovaram o evento. Tivemos aqui caravanas de Lagoa da Prata, Medeiros, Campo Belo, São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru e outras. Elas chegam meio receosas, mas depois que conhecem as oficinas acham a melhor coisa do mundo”, resumiu Rita de Cássia Malaquais Morato, referência técnica em Saúde da Mulher.

Divinópolis promove curso de cuidador de idosos

O Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza o Curso de Cuidador de Idosos entre os dias 23 e 27 de abril de 2012, das 19h às 21h. O curso tem carga horária de 10 horas/aula e expectativa de participação de 25 usuários da unidade, que já se inscreveram.

Programação de palestras:

23/4, segunda-feira – Cuidados com Cuidador e Paciente Relacionados à Postura e aos Posicionamentos
Fisioterapeuta Ana Flávia, professora da Funedi-Uemg, e estagiários.

24/4, terça-feira – O Cuidador e o Ser Cuidado, Alimentação e Cuidados com Sondas
Enfermeiro Francisco do C. S. Danilo Passos

25/4, quarta-feira – Higienização (Banho de Leito e Saúde Bucal), Cuidados para Prevenção de Feridas
Enfermeiro Francisco do C. S. Danilo Passos

26/4, quinta-feira – Questões Emocionais Que Envolvem o Cuidador e o Ser Cuidado
Psicóloga Maria Elena

27/4, sexta-feira – Cuidados com Medicamentos
Farmacêutico Valter

Prefeito acompanha obras do Hospital Público Regional

O prefeito, Vladimir Azevedo, visitou na manhã de ontem (16/04/2012) as obras de construção do Hospital Público Regional do município. Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Rosenilce Cherie Mourão, do deputado federal Domingos Sávio, do presidente da Comissão de Saúde, vereador Geraldinho da Saúde e de outros membros da casa legislativa. O prefeito já havia visitado, na mesma manhã, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, na Ponte Funda.

Vladimir Azevedo considera o hospital público uma obra de valor histórico, potencializando a estruturação física e humana do complexo de saúde do município. “É uma obra fundamental para Divinópolis, para a região centro-oeste. Estamos aqui juntos numa visita técnica institucional, com o Conselho Municipal de Saúde, com a Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, com os deputados. É uma união em prol da cidade. Trata-se de uma obra patrimônio do povo de Divinópolis. É de suma importância essa obra, que começa a funcionar com 200 leitos, tratamento de gestantes de alto risco, um novo pronto-socorro que passará a funcionar aqui dentro”, destacou o Prefeito.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Geraldinho da Saúde, enalteceu a dimensão da obra e destacou a importância de parcerias. “É um marco histórico para Divinópolis, percebemos uma carência de leitos, agora temos um norte. No final desse ano entregamos essa obra, no inicio de 2013 teremos 200 leitos disponíveis, 20 de UTI, sendo 10 adultos, e 10 neonatal”, disse.

Segundo a secretária municipal de Saúde, além de atender uma demanda do município com relação à internação, os investimentos na rede de saúde constituem uma solução definitiva para o Setor. “É possível que cada divinopolitano saiba de situação em que pessoas aguardam uma internação no hospital porque não tem leito disponível. Hoje, essa é a triste realidade que estamos vivendo, e quando olhamos que a perspectiva está sendo encaminhada de uma forma ousada, as pessoas começam a perceber que a solução está a caminho”, avaliou Cherie.

Aproximadamente 120 funcionários trabalhando nas obras do Hospital Público Regional, que conta com aproximadamente 47% das obras concluídas.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Pesquisadores recebem Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia

Cerca de 600 pesquisadores da área de saúde estavam reunidos, na noite de ontem, na cerimônia de abertura do Encontro com a Comunidade Científica 2012. O evento foi marcado pelo anúncio do investimento de R$ 165 milhões em pesquisas na área. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que serão publicados este ano seis editais em diferentes áreas: terapia celular, doenças negligenciadas, gestão do trabalho e educação em saúde, pesquisa clínica, avaliação de tecnologias e coortes (estudos observacionais onde os indivíduos são classificados segundo a exposição a doenças).

“O intuito é incentivar pesquisadores a encontrar soluções inovadoras para serem aplicadas no Sistema Único de Saúde e aprimorar o atendimento e a assistência ao usuário. Esta é a hora da virada para nós reduzirmos a dependência tecnológica do Brasil. O lançamento de pesquisas voltadas para as necessidades da população nos permite sonhar e avançar para consolidar o Brasil como produtor importante de vacinas, por exemplo”, declarou o ministro.

Premiação – Como um instrumento de estímulo à produção científico-tecnológica voltada para o SUS, foi criado, em 2002, o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – uma espécie de “Oscar da Saúde”. Além de reconhecer o mérito científico dos pesquisadores, a iniciativa amplia a divulgação dos resultados das pesquisas, favorecendo sua incorporação pelos serviços públicos de saúde.

Durante o encontro de ontem, aconteceu a premiação da décima edição. Aos primeiros colocados foram destinados prêmios em dinheiro, no total de R$ 55 mil, divididos entre as cinco categorias – acesso ao SUS, tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho publicado e monografia de especialização ou residência.

■O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha, falou ao Blog da Saúde sobre a importância do Prêmio e da publicação dos seis editais destinados às pesquisas na área de Saúde. Assista:
http://www.blog.saude.gov.br/pesquisadores-recebem-premio-de-incentivo-em-ciencia-e-tecnologia-para-o-sus/

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Apresentação do IDSUS

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país. É importante destacar que, em função da grande diversidade (demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica, etc.) dos territórios do nosso país, não seria adequado realizar uma classificação que apenas posicionasse, em ordem crescente ou decrescente, os municípios brasileiros. Assim, para realizar uma avaliação mais justa, a análise comparativa das notas do IDSUS deve ser feita por meio dos Grupos Homogêneos. Apenas dentro deles, por apresentarem características similares entre si, é possível traçar um paralelo comparativo. Por meio desse portal, os resultados da avaliação, que tem como foco o usuário do SUS residente em cada município brasileiro, podem ser visualizados de maneira georreferenciada (na forma de cartogramas dinâmicos do software livre I3GEO) ou ainda em forma de tabelas (com dados disponíveis para downloads). Dessa forma, o IDSUS se coloca como um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros.

Incentivos financeiros são suspensos em 320 municípios

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos relativos ao último mês de fevereiro para o custeio de 278 Equipes de Saúde da Família, 284 Equipes de Saúde Bucal e 1.940 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 320 municípios. A suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). A medida faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica e é realizada sempre que o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde. A transferência dos recursos federais é restabelecida assim que os gestores locais do SUS comprovam, ao governo federal, que as inadequações foram solucionadas. A Portaria 563, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), informa a lista dos municípios que deixaram de receber a parcela de dezembro do incentivo financeiro correspondente ao Piso de Atenção Básica (PAB) Variável e também das equipes e agentes que apresentaram problemas no SCNES. Com os recursos são restabelecidos no momento em que as inadequações são solucionadas, a suspensão não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família e do Programa Brasil Sorridente nessas localidades. ATENÇÃO BÁSICA – O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. As equipes multidisciplinares que atuam na estratégia são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o desenvolvimento de ações de diagnóstico e orientação para o tratamento de doenças, promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação dos pacientes. Atualmente, existem mais de 32.655 Equipes de Saúde da Família, 21.384 Equipes de Saúde Bucal e 250.903 Agentes Comunitários de Saúde implantadas no país. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios e coordenada pelo Ministério da Saúde.