segunda-feira, 4 de julho de 2011
Município decreta luto oficial pela morte de Itamar Franco
O prefeito Vladimir Azevedo assinou decreto declarando luto oficial pela morte do senador Itamar Franco (PPS-MG), que faleceu vítima de câncer, aos 81 anos, na manhã do último sábado (02/07), em São Paulo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, quando foi diagnosticado com leucemia.
Em 25 de maio de 2011, Itamar Franco anunciou que um exame de rotina o diagnosticou com leucemia em estágio inicial. Ele se licenciou do Senado por 30 dias e se internou no Centro de Hematologia e Oncologia do hospital Albert Einstein, na capital Paulista.
O prefeito Vladimir Azevedo enalteceu a carreira política do senador que começou na cidade de Juiz de fora. “Ele passou por diversos cargos, chegando até a presidência da república. É um homem que deixou um legado de trabalho, um espírito público e acima de tudo de conduta ética e coerência naquilo que ele sempre acreditou”, afirmou.
Vladimir lamentou a morte do senador Itamar Franco e recordou o último encontro. “Eu tive oportunidade de, na última campanha em 2010, recebê-lo aqui na cidade e ajudar na sua caminhada vitoriosa” comentou. Para ele, Minas e o país perdem muito e a classe política deixa de ter uma referência moral. “Foi o terceiro grande político mineiro que perdemos esse ano, José Alencar, Eliseu Resende e agora Itamar Franco e em respeito a nossa comunidade declaramos luto oficial no município de Divinópolis”, finalizou.
De prefeito a presidente da República
Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, o engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio. O pai havia morrido meses antes e a mãe registrou o filho em Salvador (BA), onde morava um tio.
A família era de Juiz de Fora e ele se mudou para Minas Gerais com poucos meses. No município, cresceu e se formou em engenharia civil em 1954. Sua carreira política teve início no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), legenda pela qual foi eleito prefeito de Juiz de Fora em duas gestões, entre 1967 e 1971 e entre 1973 e 1974.
Itamar chegou a Brasília para seu primeiro mandato como senador em 1974. Ele se reelegeu em 1982. Quatro anos depois, migrou para o PL, após divergências com o diretório mineiro do PMDB.
Em 1989, durante as primeiras eleições diretas para presidente, foi eleito vice-presidente pelo PRN, na chapa de Fernando Collor de Melo. Collor recebeu 20 milhões de votos no primeiro turno e 35 milhões no segundo turno, contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Franco governou o país de 1992 a 1994, após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Itamar também governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003 e foi eleito senador no ano passado, com 5.125.455 votos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário